A História do Tai Chi Chuan

Clinica Viver:
Rua México, 145 - Bairro Recreio
(77) 3421-2107

Associação Mundial de Taijiquan Chen Xiaowang - Brasil

Quem sou eu

Minha foto
Vitória da Conquista, Bahia, Brazil
Instrutor de Taijiquan certificado pela World Chen Xiaowang Taijiquan Association - Barsil. Iniciado a prática em 2005 com o estilo Yang. Atualmente dedica-se a divulgação do estilo Chen de Taijiquan.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Por que ater-se ao aprendizado das formas?

A memorização e assimilação da forma é um degrau inicial e básico para níveis de compreensão mais elevados. Os dois primeiros níveis, de três, são os planos físico e mental, respectivamente associados à energia da Terra, a essência (Jing) e à energia do ser humano, a energia vital (qi).
Quando se aprende determinada forma estamos, a princípio, treinando e exercitando o corpo (plano físico). Quando se dedica tempo e disciplina para a memorização, estamos exercitando a mente (plano mental) e a energia vital tende a circular mais livremente.
Incorporando a disciplina numa rotina de treinos constantes das formas, chega-se a um equilíbrio e harmonia entre estes dois planos iniciais. É mais da metade do caminho andado! Entretanto, o terceiro plano (este sim é um pouco mais complexo!) trata do plano espiritual, associado à energia do céu, o espírito (Shen). Para a compreensão de tal nível é preciso se 'desapegar' da forma!
No caminho da Unicidade primeiro se adquire a forma, para depois se desapegar da forma, só assim então, penetramos no coração de Buda.

Texto de autoria própria. Momentos de compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário