A História do Tai Chi Chuan

Clinica Viver:
Rua México, 145 - Bairro Recreio
(77) 3421-2107

Associação Mundial de Taijiquan Chen Xiaowang - Brasil

Quem sou eu

Minha foto
Vitória da Conquista, Bahia, Brazil
Instrutor de Taijiquan certificado pela World Chen Xiaowang Taijiquan Association - Barsil. Iniciado a prática em 2005 com o estilo Yang. Atualmente dedica-se a divulgação do estilo Chen de Taijiquan.

Exercícios Básicos


 Zhan Zhuang

De pé como uma árvore, manter a bola ou os nomes da coluna em pé é um exercício a partir do sistema de Zhan Zhuang e por ter uma origem “xamânica” parece ter algo mágico. A origem do método de Qi Gong (Chi Kung) está muito atrás na história da China. Há evidências desta meditação em pé no Dao De Jing (Tao Te Ching - o trabalho fundamental taoísta, de Laozi - cerca de 600 aC). De acordo com os estados Dao De Jing: "Sozinho, você compete, imutável, e tomar todos os segredos do verdadeiro presente em cada momento em um fluxo interminável”. Esta é a porta de entrada para os milagres que são inqualificáveis, assim, como no Livro do Imperador Amarelo (200-100  aC), chamado de Huangdineijing, em conversas com o médico pessoal do imperador: "Ouvi dizer que nos tempos antigos, tem havido seres espirituais que puseram-se entre o Céu e a Terra e o Universo combinados, eles entenderam o Yin & Yang e dirigido aos princípios da natureza, que respiravam as coisas da vida, ela afundou imóvel em um espírito de vida, nervos e carne, e se tornaram um só. "
Para muitas artes marciais internas Zhan Zhuang tornou-se o método básico. Em Xing Yi Quan, que foi desenvolvida na dinastia Song (1103-1142) do general Yue Fei e Wu Yue, Zhan Zhuang era um exercício básico. O público estava ciente de Zhan Zhuang, em Pequim nos anos 40 pelo fundador da Quan Da Chen e Yi Quan.
Neste período era Zhan Zhuang, a base de artes marciais Xing Yi Quan, Da Chen Yi Quan e Taiji Quan.
No sistema de posições Zhan Zhuang há vários estilos e com diferentes objetivos e implementações. Os seguintes exercícios em pé (Zhan Zhuang) ainda são praticadas hoje: Zhan Zhuang Gong, San Shi Yuan Zhan Zhuang Gong, Qi Gong Shi Wuji, Bai He Liang Chi Fa Zhan Zhuang, Tong Zhong Gong. Mesmo no lado do Taiji Quan do estilo Chen de Gong Fu é praticado, o Tai Chi Mei Hua Tang Lang Quan, é encontrado na prática recorrente de Gong Jia Da Shi Ba o princípio de Zhan Zhuang.
Para os praticantes de Taiji Quan nos exercício de solo, a ferramenta é simplesmente a estrutura da postura, de forma que todas as articulações estão abertas, o corpo liberados e relaxado, onde, circulam a energia vital Qi (Chi) livremente no corpo. Com isso, nós trabalhamos a nossa estrutura corporal e redes de energia, apartir do Dantian menor (Xia Dantian), o centro básico, é onde todas as correcções são alinhadas. O princípio da coluna em pé dará continuidade sob a forma de movimento. O Tai Chi é a forma de coluna em pé em movimento.

Alto Dantian - Dantian Shang
Médio Dantian - Dantian Zhong
Baixo Dantian - Dantian Xia
Traseiro Dantian - Dantian Hou

No homem ocidental moderno a centralização no abdômen não é a regra. Nós normalmente temos um manancial de energia na parte superior do corpo: a cabeça, como uma sala de experiência para o pensamento e atividade no peito como um lugar para experimentar a atividade emocional. Os pensamentos e as emoções também jogam ping-pong um com o outro, e assim, o centro de gravidade é deslocado para cima. As conseqüências da abundância de energia na área superior incluem incapacidade de concentração, dores de cabeça, visão turva, desvio de foco - o stress se esbaliliza na cabeça. Para a região do peito são as consequências designadas como doenças cardiovasculares, nossos sentimentos não se mantém mansos, por fim, eles nos controlam. O corpo denso e sutil está fora de equilíbrio, perdeu seu centro!
 Texto traduzido e adaptado do site: www.wctag.de



Cansigong (Chansijin)


A essência do Taijiquan
Os exercícios de chansijin são a essência do Taijiquan. Aqui podem ser encontrados a base para todos os outros exercícios. Eles são a chave para cada movimento no Taijiquan. O nome dos Exercícios de Seda (chinês:. Cansigong - enrolamento de seda) remonta à tecnologia, que é o desenrolar de um fio de seda apartir do casulo. Você pode fixar um fio de seda do casulo, ela requer um movimento suave e contínuo, ou perde o enredo. Sendo assim, os exercícios do Taijiquan no estilo Chen são baseados tanto no exterior, como no movimento interno nesta abordagem suave, firme e deliberada. O fluxo de energia interna (Qi) é visível depois de um movimento suave e harmonioso por fora. Os movimentos puramente exteriores são relativamente fáceis de aprender e entender rapidamente. Porém, o simbolismo que recebe esses movimentos, só tem validade se eles estiverem conectados com o princípio interior (força ou a teoria da energia).
Nos exercícios de seda os ciclos dos movimentos individuais são praticadas primeiro com um braço e em uma posição ereta, com rotações de ambos os braços. O corpo é direcionado durante esta fase do exercício ao relaxamento e concentração. Depois que o movimento externo é entendido, o praticante tenta explorar o funcionamento interno.
Nos exercícios de seda os ciclos dos movimentos individuais são praticadas primeiro com um braço e em uma posição ereta, com rotações de ambos os braços. O corpo é direcionado durante esta fase do exercício ao relaxamento e concentração. Depois que o movimento externo é entendido, o praticante tenta explorar o funcionamento interno.

A formação dos exercícios do Fio da Seda

Aqui é importante distinguir entre o exterior e o princípio interno que dirigem os movimentos. O movimento exterior do fio da seda consiste em descontrair e relaxar o corpo, já o princípio interior em desenvolver a energia como uma força em espiral, resultando estão disso as características básicas de cada figura ou movimento Taijiquan. É relatado que desde ChenWangting (1597-1664), considerado o fundador do Taijiquan, a utilização desta forma de fornecimento de energia.
O requinte dos exercícios do desenrolar do fio da seda como o são praticados agora no estilo Chen, foi desenvolvido no início dos anos 80 do século passado por Chen Xiaowang. Naquele momento caiu sobre o governo chinês, que o Taijiquan do estilo Chen não possuía nenhum exercício básico. Entendido que, como todos os outros estilos de wushu é importantes que tenha em seu repertório, então, Chen Xiaowang foi solicitado para com o desenvolvimento das mesmas.
Para uma melhor compreensão dos princípios do movimento no Taijiquan, Chen Xiaowang integrou dois conjuntos de exercícios de seda com um total de 19 exercícios e prática básica da meditação de pé (Zhanzhuang) no sistema do estilo Chen.