A História do Tai Chi Chuan

Clinica Viver:
Rua México, 145 - Bairro Recreio
(77) 3421-2107

Associação Mundial de Taijiquan Chen Xiaowang - Brasil

Quem sou eu

Minha foto
Vitória da Conquista, Bahia, Brazil
Instrutor de Taijiquan certificado pela World Chen Xiaowang Taijiquan Association - Barsil. Iniciado a prática em 2005 com o estilo Yang. Atualmente dedica-se a divulgação do estilo Chen de Taijiquan.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Resultados positivos de praticantes de Tai Chi Chuan em Vitória da Conquista!

Uma pessoa muito querida realizou um excelente trabalho de conclusão de curso utilizando como tema do Tai Chi Chuan, onde foi feito um levantamento muito amplo e conciso da literatura, e pode também mostrar alguns dados e resultados concretos de praticantes da cidade de Vitória da Conquista.

Título: TAI CHI CHUAN: UMA ARTE MARCIAL TERAPÊUTICA

RESUMO


Introdução: O interesse da população por artes marciais orientais vem crescendo ao longo do tempo e, conseqüentemente, a prática desse tipo de atividade acompanha a dinamização sobre os conhecimentos a cerca desse assunto. Com o Tai Chi Chuan não é diferente e por isso é necessário conhecer mais sobre essa atividade, a fim de compreender cada vez mais a respeito de quais são seus efeitos sobre seus praticantes e proporcionar embasamento científico para o respaldo da prática de tal arte marcial, oferecendo à sociedade dados mais específicos e seguros sobre o Tai Chi Chuan e seus benefícios para a saúde, na busca de uma melhor qualidade de vida. É importante também que os profissionais de fisioterapia conheçam seus benefícios e possam utilizar o Tai Chi Chuan como uma potente ferramenta de prevenção, reabilitação e manutenção da saúde. Objetivo geral: verificar os benefícios da prática do Tai Chi Chuan para a saúde. Objetivo específico: investigar o uso da técnica como complemento fisioterápico. Metodologia: Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva e exploratória, e no que tange a natureza é considerada como quanti-qualitativa. Constituirão os sujeitos da pesquisa pessoas com idade a partir de 18 anos que possuem tempo de prática de Tai Chi Chuan de no mínimo três meses. Será aplicado um questionário semi-estruturado, visando analisar os benefícios da prática do Tai Chi Chuan. Resultados: Os resultados mais significativos (em que a maioria das respostas indicou muita melhora) foram relacionados ao estresse - 90%; à melhora da dor de origem neural - 83,3%; à melhora da dor de origem muscular – 75%; à flexibilidade - 70%; à coordenação motora – 70%; à dor nas costas – 66,66% e à respiração – 60%. Considerações finais: A prática regular do TCC pode resultar em vários benefícios para a saúde e esta técnica pode ser indicada como complemento fisioterapêutico na reabilitação e também como forma de prevenção e manutenção da saúde, sendo necessários mais estudos para um maior conhecimento sobre esses fins.    


Parabéns a Isa pelo trabalho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário